PROPOSTA E INTERPRETAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO ADOTADO EM UMA DISCIPLINA DE ENGENHARIA BASEADA NO ENSINO ATIVO

Autores

  • Anna Paula Galvao Scheidegger Universidade Federal de Itajubá
  • Juliana Helena Daroz Gaudencio
  • Camila Pereira Pinto Universidade Federal de Itajubá
  • João Batista Turrioni Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, projeto semestral europeu, métodos de avaliação, metodologia ativa, ensino de engenharia

Resumo

A necessidade de adaptar a educação para as exigências da sociedade moderna e do mercado profissional, em especial quando se trata de áreas tecnológicas como a Engenharia, tem atraído atenção de educadores e pesquisadores nos últimos anos. Porém, mais desafiador do que implementar e trabalhar com métodos de ensino ativo é avaliar a evolução da aprendizagem dos estudantes e o cumprimento dos objetivos curriculares em disciplinas que adotam esta metodologia. Assim, considerando esta dificuldade, assim como a importância de integrar a avaliação à aprendizagem dos alunos, este trabalho pretende apresentar uma proposta de método de avaliação adotado em uma disciplina de Engenharia de Produção baseada na Abordagem Baseada em Problemas e interpretar as notas dos alunos e dos grupos obtidas através dos questionários aplicados. Para isso, utilizou-se de abordagem qualitativa e quantitativa e, através de análises estatísticas, foi possível visualizar as diferenças entre as notas obtidas pelos grupos de alunos e examinar as relações entre as notas dadas pelos tutores aos grupos e, também, entre as notas obtidas pelos alunos de cada grupo.

Referências

Brown, S. Assessment for learning. Learning and Teaching in Higher Education, n. 1, 2004.

Cardoso, I. M. Métodos Ativos de Aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Itajubá: UNIFEI, 2011. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, Minas Gerais, 2011.

Chua, K.J.; Yang, W.M.; Leo, H.L. Enhanced and conventional project-based learning in an engineering design module. International Journal of Technology and Design Education, p. 1-22, 2013.

DawsoN, R. How significant is a boxplot outlier? Journal of Statistics Education, v.19, n.2, P. 1-13, 2011.

Eva, K. W. Assessing tutorial-based assessment. Advances in Health Sciences Education, v. 6, n. 3, p. 243-257, 2001.

Goodyear, P.; Jones, C.; Asensio,M.; Hodgson, V.; Steeples, C. Networked learning in higher education: student’s expectations and experiences. Higher Education, v. 50, n. 3, p. 473-508, 2005.

Hubert, M.; Vandervieren, E. An adjusted boxplot for skewed distributions. Computational Statistics and Data Analysis, v. 52, n. 12, p. 5186-5201, 2008.

Karpiak, C. P. Assessment of problem-based learning in the undergraduate statistics course. Teaching of Psychology, v. 38, n. 4, p. 251-254, 2011.

Kritikos, V. S.; Woulfe, J.; Sukkar, M . B.; Saini, B. Instructional design and assessment: intergroup peer assessment in problem-based learning tutorials for undergraduate pharmacy students. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 75, n. 4, p. 1-12, 2011.

Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments. United States of America: John Wiley & Sons, 2011.

Phillips, R. Challenging the primacy of lectures: the dissonance between theory and practice in university teaching. Journal of University Teaching and Learning Practice, p. 1-12, 2005.

Raud, Z. Active learning power electronics: a new assessment methodology. In: Proceedings of 14th International Power Electronics and Motion Control Conference, Ohrid, Macedonia, 2010.

Roberts, M. J.; Russo, R. A student’s guide to analysis of variance. New York: Routledge, 1999.

Sambell, K.; Mcdowell, L.;Brown, S. But is it fair? An exploratory study of student perceptions of the consequential validity of assessment. Studies in Educational Evaluation, v. 23, n. 4, p. 349-371, 1997.

Smith, C.; Bath, D. The role of the learning community in the development of discipline knowledge and generic graduate outcomes. Higher Education, v. 51, n. 2, p. 259-286, 2006.

Struyf, E.;Vandenberghe, R.; Lens, W. The evaluation practice of teachers as a learning opportunity for students. Studies in Educational Evaluation, v. 27, n. 3, p. 215-238, 2001.

Tukey, J. W. Exploratory data analysis. Massachusetts: Addison-Wesley, 1977.

Waters, R.; Mccracken, M. Assessment and evaluation in problem-based learning. In: Proceedings of 24th Annual Conference of Frontiers in Education, Pittsburgh, USA, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Galvao Scheidegger, A. P., Daroz Gaudencio, J. H., Pereira Pinto, C., & Turrioni, J. B. (2020). PROPOSTA E INTERPRETAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO ADOTADO EM UMA DISCIPLINA DE ENGENHARIA BASEADA NO ENSINO ATIVO. Journal of Open Research, 1(2), e15. Recuperado de https://stellata.com.br/journals/jor/article/view/15